15.12.15

Quase no fim

Nuvens escuras tomam o céu de repente, um vento forte dobra os galhos das árvores, a luz acaba e a chuva cai. Tem sido assim quase todos os dias aqui. Como a área é baixa, a água empoça e há pernilongos do tamanho de colibris por todos os lados. Chamamos um caminhão para esgotar a fossa ontem. Dizem que é o El Niño. O verão promete ter muitas tempestades. Bom por um lado, ruim por outro. Nada realmente é perfeito.

Defendi meu mestrado no final de novembro. Sou duplamente mestre agora. A sensação é a mesma de ter concluído um nível em um curso de línguas. Ainda há muito a aprender e o que foi feito parece sempre insuficiente. Um diploma, nada mais.  Nunca soube muito bem o que fazer com eles. Dinheiro, por exemplo, nunca trouxeram.

Estive refletindo sobre a razão de não conseguir escrever mais como na adolescência. Antes, acreditava nas palavras. Mantinha uma relação emocional com elas. Gostava de descrições e comparações, prezava a beleza. Agora, prefiro objetividade e precisão. Meu lado analítico também impede que seja livre na hora de criar. Minhas traduções perdem com isso e, quando leio textos mais líricos, que demoram para chegar a um ponto, fico cansada. Será possível voltar atrás? Tentarei fazer isso em 2016.

Por fim, as últimas fotos do jardim/horta. As folhagens sofrem. Já levaram pneus e pisadas. Espero que resistam. Época de pimentas e mamões. Os tomates parecem não gostar de umidade em demasia.




4 comentários:

Roseli Rosa disse...

Oi Karen, muito legal a conclusão do curso, parabéns.
As fotos ficaram lindas!
Beijos

Karen disse...

Obrigada, Roseli!

Renata Lampião disse...

Karen, parabéns por mais esta grandiosa conquista! Os teus textos são de uma fluidez sem tamanho. Em cada linha, percebo o quão letrada tu és. É muito prazeroso ler o que escreves! Fiquei contente em ver que tens tinhorão aí no teu jardim. Amo as tantas variedades existentes inclusive essa tua. Beijo

Karen disse...

:)