23.1.15

Borboletas e outros seres

Está aberta a temporada de borboletas mais uma vez! Espalhei algumas sementes de zínia que ganhei de  meu pai e elas floriram bem este ano. Apesar do calor, sol e seca terríveis, as plantas aproveitaram cada gota das últimas chuvas e estão crescendo com rapidez. 



Observei um fenômeno estranho esses dias. Há uma quantidade enorme de sapinhos no jardim. Eles são muito pequenos e saltam pela grama quando passo.


E esse é o nosso lagarto de estimação. Ele sempre dá uma volta pela hora do almoço e, quando me vê, corre para dentro da tubulação de água da calha.


No mais, este começo de ano tem sido calmo. Temos obras a partir da próxima semana e estou me preparando psicologicamente para isso. Tive que esvaziar um cômodo e empilhar centenas de livros em outro lugar. Quando tudo ficar pronto, eles voltam para as estantes. (Também preciso me preparar psicologicamente para isso). 

Já a melhor aquisição dos últimos tempos foi uma airfryer. Estava meio cética quando o marido veio com a ideia, mas depois de fazer batata-frita quase sem óleo e um salmão com batatas delicioso com ela, fui convencida. Ela chegou há dois dias. Hoje faço quibe e amanhã uns pastéis. Sei que com o aumento da energia e um racionamento iminente, ela pode não ser tão interessante, mas, por enquanto, estou adorando a experiência. 

(Update: descobri dois poréns em relação à minha airfryer. Ela é da Philips Walita e, talvez por ter uma cesta aramada por onde o ar circula com maior facilidade, quando a gordura cai na cuba e queima, produz uma fumaça terrível - fiz costelinha de porco e tive que abrir portas e janelas. O mesmo acontece com os empanados, quando a farinha cai lá embaixo, acaba sendo levada para o lado de fora pela ventilação. Muito chato. Parece que os modelos das outras marcas não têm esse problema. Só posso acreditar que isso ocorra devido ao tipo de cesta, a da Mondial, por exemplo, é mais fechada. Ganha-se de um lado porque a fritura me parece mais rápida, mas perde-se por outro. Vou tentar forrar o fundo com um pouco de papel alumínio para ver se o problema é minimizado).




6 comentários:

tatiane disse...

Eu tenho medo de borboleta, desvio delas sempre que posso, mas adorei a ideia do lagarto de estimação. Parece que os gatos sumiram da vizinhança, acho que eles teriam "dado um jeito" nos sapinhos :)

Comi tanta fritura na infância, acho que deu a cota da vida toda, mas adoro pastel e bolinho de chuva, o primeiro prefiro comprar de gente que sabe fazer, e os bolinhos não tenho coragem, sei que vou comer demais...

Karen disse...

Tatiane, só não gosto das borboletas na fase de lagartas, depois, são lindas!

A mulher que alimentava os gatos se mudou e uma família com vários cães comprou a casa.

Adoro fritura, mas faço muito pouca. Pretendo fazer coisas que fazia na frigideira ou no forno usando a Airfryer, ela é ótima para grelhar e a batata frita é preparada com uma colher de azeite.

Quéroul disse...

amo borboleta e lagarta, gente. até a fase da pupa eu adoro. <3

eu amo fritura também.

e amo vocês duas, Karin e Tati, apesar dos sumiços que a vida faz com a gente.
:)

Karen disse...

Ué, mas quem sumiu e foi para longe foi você, né... rs

Aliás, Pelotas é para sempre?

Beijo!

Quéroul disse...

aí cêis vêm me visitar quando? até 2016 é pra sempre, depois a gente vê... oxalá que seja mais pra sempre ainda.

;)

Letrícia disse...

Ai, que bom ler notícias suas, Karen. Saudades. Adoro borboletas, mas não me dou bem com animais de sangue frio - tenho pavor de todos. Ganhei uma airfryer de aniversário no ano passado, mas, confesso, ela anda bem encostada na minha cozinha. Queria fazer um uso melhor da pobrezinha.

Beijos e que 2015 seja tudo o que você deseja :-)