16.2.15

Estes dias


Ando ocupada limpando a sujeira da reforma e colocando os livros nas  prateleiras outra vez. Trocamos duas janelas, fechamos outra e ganhamos uma parede inteira, agora as duas estantes ficam lado a lado e temos mais espaço no quarto de tralha (que espero que deixe de ser só de tralha).

Cismei em pintar algumas cadeiras e mesa de branco e também ocupei algumas horas com isso. Não ficaram perfeitas, mas também não ficaram feias. Ando obcecada por móveis e ambientes brancos ultimamente. Acho bonito, limpo, claro. Sinto muita falta de ambientes luminosos.

As zínias estão secando e anunciam que a época das borboletas está chegando ao fim.



Borboletas acabam tristemente. Perdem pedaços de asas e não conseguem mais voar direito.


Em relação à cozinha. Fiz broinhas duas vezes. Usei a receita da Neide Rigo que é muito boa, mas ainda não cheguei na broinha mineira ideal, oca por dentro e com uma consistência mais elástica, tipo choux, estas ficam com uma textura mais próxima do bolo de fubá. Mas um dia ainda acerto.


E comprei uma composteira com minhocas! Nem acredito. Fechei tudo pela internet e o "equipamento", com minhoca e tudo, veio pelo correio. Queria diminuir um pouco do lixo orgânico que vai para, bem, o lixo. Comprei uma composteira de 36l e, em menos de uma semana, já enchi 2/3 da primeira caixa. Produzimos uma quantidade absurda de lixo orgânico e começo a questionar se as minhocas terão tempo de transformar o material da primeira caixa em húmus antes que termine de encher a segunda. Desejo estabelecer um círculo virtuoso por meio da composteira: lixo orgânico - composteira - adubo para o jardim.

E por falar em jardim, quase todas as mudas de frutíferas que plantei e podei estão começando a dar brotos. Cuidar de plantas tem me dado um prazer imenso (ou talvez seja minha desculpa para não começar a reescrever minha dissertação).



6 comentários:

marina disse...

Bom dia! Adoro ler sobre essa rotina tão parecida com a minha e tão diferente da maioria dos meus amigos próximos hehe

Sobre a composteira, eu tenho uma há pouco mais de um ano e também me deparei com esse problema de encher muito rapido (ainda mais no verão) a solução que encontrei foi a de comprar uma caixa extra com o mesmo pessoal, enviaram rapidinho pelo correio.

Espero que ajude.
Um abraço!

Karen disse...

Oi, Marina! Foi exatamente o que pensei, comprar outra caixa! Ficará pesado para levantar na hora de colocar os resíduos, mas seria uma solução. Bom conhecer alguém que já tem composteira há algum tempo! Você teve algum problema com larvas de moscas ou outros insetos?

Abraço!

Renata Lampião disse...

Karen,que alegria estar aqui no teu blog! Anos sabáticos,mas estou de volta.Ansiosa por admirar tudo que você faz, fotografa e escreve.Amo broas de fubá.Já fiz desta oca tipo choux,lembro que é uma receita enorme mas não faço ideia de onde soquei rs a receita.

Karen disse...

Renata, quanto tempo! Fiquei muito contente quando vi seu comentário! Espero que esteja tudo bem com você.

Ainda tenho broinhas congeladas. Acho que vou botar algumas no forno hoje... Procurarei outras receitas até acertar!

Um grande abraço!

Renata Lampião disse...

Karen,uma baciada de broas com uma caneca de chá e já morro feliz. Você já tentou esta receita da Akemi? Não consigo chamá-la de Clarice ;).O fato de ir,digamos, uma qtde considerável de polvilho acho que ajuda a estufar o miolo das broinhas.Bj com muita saudade!http://pecadodagula.blogspot.com.br/2012/05/broa-de-fuba-da-vovo-bibi.html

Karen disse...

Renata, obrigada por lembrar da receita da Akemi, ainda não a testei. Ela leva farinha de trigo, a da Neide não, deve dar diferença.