13.3.15

Futura horta?


Ainda obcecada com a jardinagem (ou arte no quintal como diz o marido). Infelizmente, nem tudo são flores. A muda de cacau que nasceu de uma semente trazida de Ilhéus está murchando e acho que secará. Estava contente com o caqui chocolate e, de repente, notei que as pontas dos brotos estão com manchas escuras e começaram a secar. Espero que resista. Talvez seja um fungo ou bactéria.

Caqui com manchas escuras e pontas murchas


A muda de maçã fuji que também surgiu de semente está crescendo bem, mas há alguns pulgões na ponta. Borrifei o preparado com óleo de neem, mas eles não estão neem aí (perdão pelo trocadilho, mas não resisti). Consigo conviver com pulgões. Uma hora eles somem.

macieira com pulgões

 As cerejeiras, igualmente germinadas em casa, estão bem.

cerejeiras
A composteira com minhocas vai a todo vapor. Enchi a primeira caixa muito rápido e esperei algum tempo para começar a colocar restos orgânicos na segunda. As minhocas que vejo estão com boa aparência e o composto idem. Ele deve ficar pronto para uso daqui a um mês.

composteira

aparência do composto após um mês
Para resolver o problema do lixo orgânico excedente, fiz uma composteira no jardim. Abri um buraco, cerquei com paralelepípedos e tenho colocado os restos lá dentro junto com folhas secas do jardim. Li que o processo demora mais, veremos.

composteira no jardim

Há alguns anos, comprei três mudas de morango. Plantei em um canteiro e agora separei as mudas novas para replantar em outros lugares. Morangueiros se proliferam que é uma beleza. O difícil é apanhar um morango antes dos pássaros e outros bichos. A concorrência é grande.

morangueiros
E aqui abaixo estão os canteiros feitos com paralelepípedos e tijolos que estavam amontoados no jardim. Só falta encher de terra e começar a plantar.

futuros canteiros
A roseira abaixo floresceu pela primeira vez este ano. Surgiu de uma estaca.


Agora preciso começar a reescrever a dissertação, mas mexer na terra é tão mais divertido! Pensava em fazer uma horta e cuidar do jardim algum dia. Resolvi colocar isso em prática este ano. Uma resolução de ano novo a menos na lista.



5 comentários:

Renata Lampião disse...

Karen,Já ri com o neem. Será que pulverização/impermeabilização com óleo vegetal comum + água numa frequência maior não daria conta do recado? Vi esse bisu na web: 20 ml de óleo para cada litro de água.Ah, ainda achei esta receita de broa. Só não sei se fica muito amanteigada, mas as receitas do Daniel comigo sempre dão muito certo. http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia/receita/22182/Broa-Aerosa.html.html

Karen disse...

Oi, Renata! Penso em comprar o óleo de neem concentrado e diluir eu mesma. Talvez o produto já pronto para uso seja mais fraco, mas a ideia do óleo é interessante. Achei que a receita de broa leva muita manteiga, será que não fica mais parecida com brioche?

Quéroul disse...

que delícia ler você. minhocas de boa aparência, pulgões neem aí...

que vida gostosa! dissertação pra que, guria?

<3

Renata Lampião disse...

Com persistência você irá achar um jeito de se livrar deles. Falo isso porque estava com o problema em casa de traças de cereais. Em certos dias achei que fosse enlouquecer, mas consegui vencê-los.Depois que você falou fiquei pensando também. É manteiga suficiente para massa de brioche mesmo.Quando eu tava fuçando, vi uma receita da Gina do blog Na Cozinha lindamente oca, mas é uma versão salgada.

Karen disse...

Quéroul, às vezes também me faço essa pergunta, mas, como comecei, pretendo ir até o fim... rs

Renata, pulgões geralmente somem sozinhos quando a planta fica mais forte, se piorar, tentarei outros métodos. Fui ler sobre a sua traça de cereal, que medo! Espero que ela nunca cruze meu caminho...