18.6.15

Primeiro pão com fermento natural


Outra coisa que tinha vontade de fazer há muito tempo, mas sempre dava uma desculpa mental para não colocar a mão na massa: "não vai dar certo", "por que faria? Não vou fazer pão todas as semanas e o levain vai morrer", "ah, que preguiça, amanhã eu faço"... 

Mas de tanto ver o pães da Neide Rigo, resolvi seguir a receita de levain dela e não é que foi bem simples? O pão da foto é feito com 90% de farinha de centeio, ficou bem denso, mas muito bom. Guardei o resto do levain na geladeira, espero que ele sobreviva até o próximo pão...


4 comentários:

tatiane disse...

Também tenho vontade de experimentar pão com levain e a preguiça de começar. E também queria voltar a cultivar kefir, até procurei quem mande pelo correio, mas aí penso, já tenho tantas criaturas para cuidar, filha, marido, gatos, duas plantas... não tenho certeza se preciso de mais.
Imagino que o pão deve ter um sabor diferente daquele feito com o fermento seco, não?

Karen disse...

Tatiane, eu pensei na minha experiência com o kefir antes de começar o levain... Espero que não seja igual, pelo menos descobri que é fácil produzi-lo. O sabor desse pão ficou bem neutro. Talvez o levain ainda precise "envelhecer" para dar um sabor mais característico.

Renata Lampião disse...

Karen, este teu pão ficou com a cor linda e textura densa que adoro. Manter um levain é tarefa hercúlea ha ha, mas é um assunto que está sempre em voga. Já fiz um de batata inglesa milhões de anos atrás.

Karen disse...

Renata, o segundo pão que fiz usando o levain foi para o lixo junto com ele. O cheiro e o sabor da massa ficaram estranhissimos... Mas continuarei tentando...