6.4.15

Abril

Ainda esperando pela terra para encher os canteiros. Comprei sementes. Quando a terra chegar, o trabalho será carregá-la para os fundos. Estava impaciente, mas o atraso até será bom.

Semana passada descobri que o fundo de parte das estantes da edícula que reformamos estava cheia de mofo. Acho que elas foram encostadas na parede enquanto ela estava muito úmida. O calor e o quarto fechado fizeram o resto. Tirei todos os livros do lugar. Todos. E afastei as estantes. Passei água sanitária. Deixei secar e agora vou passar verniz, esperar secar, colocar os livros de volta e torcer para que o mofo não volte. Quanto trabalho!

Enquanto isso, meus pés de physalis estão frutificando.


E tenho plantado todas as coroas dos abacaxis que comemos. Basta limpar algumas folhas, deixar na água para enraizar e plantar. 


Orquídeas outra vez.


Pimentas 


Mamoeiros. Plantei de sementes. Espero que deem frutos. A flor da foto debaixo é diferente. Alguém sabe a razão?


As ponkans não cresceram muito este ano


Está flor nasceu sozinha no quintal e dividi a touceira, alguém sabe qual o nome?


5 comentários:

Letrícia disse...

Oi, Karen! Adoro ver suas plantinhas florindo e frutificando. Sonho em ter um jardim algum dia mas, por enquanto, tenho que me contentar com plantas em vasos - e que não exijam muita atenção, pois duas crianças pequenas já exigem muito de mim.

Sobre os mamoeiros, eu me lembrei de um papo de mamoeiro macho e fêmea que ouvi em algum Globo Rural da vida. O Google me indicou esse link: http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo39.htm

Ah, a flor! Acho que é uma flor-leopardo. Mais informações sobre ela: http://jardinet.blogspot.com.br/2013/06/Flor-leopardo.html

Não sabia que abacaxis podiam ser cultivados assim. Tenho plantado o miolo das cebolas que uso para ver se geram mais cebolas, mas não tenho tido muito sucesso - elas brotam, mas logo morrem. Pelo menos, tenho tido cebolinha fresca durante um tempinho.

Beijos e boa semana!

Karen disse...

Oi, Letícia! A flor é essa mesma, flor-leopardo, obrigada! Acho que ela foi semeada por algum passarinho, pois nasceu sozinha.

Ontem, assisti a um video sobre a sexagem do mamoeiro, a da primeira foto deve ser hermafrodita e a mais gordinha é fêmea. Os frutos da planta hermafrodita têm maior valor comercial, pois são mais carnudos por dentro.

Plantar abacaxi é bem fácil, dá para fazer em vaso também, mesmo que o fruto não cresça muito, serve como planta ornamental.

Estou para fazer um canteiro só com cebolinhas e cebolas, estou louca para tentar plantar o miolo/raiz da cebola desde que vi no blog da Neide.

Beijo!

Renata Lampião disse...

Karen, anos atrás soube que o physalis tem n nomes e que na região norte/nordeste muitos o chamam camapu.E hoje fuçando,li que a seiva do talo da planta tem poderes neurogênicos e que a Colômbia é o principal produtor da fruta.Tuas pimentas estão lindas!To doida para começar a defumar essas jóias. Não sei se rola muita fumaça, mas a panela fica que é uma beleza ha ha. Acho que vi uma pós-uso no blog da Gracianne.No blog do Rossi, ele ensina um processo de defumação estupendo sem necessidade de panela especial. Começo escrevendo sobre physalis e termino com panela ai, ai rs.

Karen disse...

Oi, Renata! Não sabia disso sobre o physalis. E transformei as pimentas em uma versão caseira de molho sriracha. Ficou bom, mas como nunca comi a versão original, não sei se chegou perto... Já defumar, nunca defumei, vou procurar informações sobre o processo... abraço!

Renata Lampião disse...

Karen, só conheço este molho virtualmente. Nunca vi nas prateleiras daqui. Você que mora em lugar arejado, acho que vale a pena se arriscar na 'arte da defumação'.Amei este post do Rossi sobre o assunto:
http://ronaldorossi.com.br/blog/tag/como-defumar/